terça-feira, outubro 31, 2017

Ganchos chavão de Reforma


Se vai falar sobre o tema, tem que consultar o Ofício. Parada obrigatória de todo pregador que quer -abafar- nas conexões, trocadilhos e sacadas geniais. 

1. Porque Re-forma? Porque a Igreja estava muito em-PAPA-da. Precisava de um novo formato. 
2. Lutero pregou as 95 teses na porta da Igreja em Wittenberg. Deus quer ver ainda hoje pregadas na porta de nosso coração suas teses, que reformam nossa vida diariamente. 
 3. O ensino de Calvino logo se capilarizou por grande parte da Europa. (ahn?...ahn?..CALV-ino....capilarizar...? pegou?...) 
 4. A Igreja clama por uma nova Reforma em nossos dias. 
5. Deixe Deus reformar seu coração também hoje. Deixe sua alma ser a porta de Wittenberg. Deixe sua Palavra ser as teses. Deixe que o martelar dos pregos seja Sua Palavra chamando ao arependimento. Deixe seus vícios também serem transformados. Deixe que sua alma também não queira mais comprar o perdão, mas sim recebê-lo. Deixe... (vá empilhando paralelos) 
 6. Lutero lutou contra a venda de indulgências, a compra do perdão dos pecados. Precisamos ainda hoje lutar contra a venda do favor de Deus, a compra da graça e da prosperidade através do dízimo. 
 7. Quantas e quantas vezes também nosso coração é uma velha igreja cheia de pecados e vícios? Quantas e quantas vezes também nosso coração sempre de novo precisa de Reforma? Quantas e quantas vezes... (siga empilhando analogias) 

Sacadas geniais reserva: 
I. Um novo tempo surgiu no velho Continente. 
II. Gastando as solas dos sapatos, os Reformadores propagaram os 'Solas' da Reforma. 
III. Na levada de Lutero, na balada de Calvino, no suingue de Zwinglio, a Igreja foi se tranformando. 
IV. In CalVINO, veritas. 
V. MARtin Luther era um Oceano de saber.

Nenhum comentário: