sexta-feira, setembro 30, 2005

Clássicos cristãos no Guinness

Em julho do ano passado, nosso leitor chavão Lucas nos falou sobre a tentativa de recorde mundial que seria feita na ULBRA, no Rio Grande do Sul. Nós, é claro, não deixamos passar os chavões de quem vai fazer uma tentativa., como você lembra.

Agora, ele nos escreve para declarar: "O recorde foi confirmado pelo Guinness World Records! E o melhor de tudo é que quase 100% do repertório de músicas é cristão". E, é claro, para exercer o Ofício: . -Deus seja louvado-" .
Trecho do release:

Rio Grande do Sul no Livro dos Recordes: 36 horas de canto contínuo

-Senhoras e senhores: temos um recorde mundial-”! As palavras ditas imediatamente após a última nota musical da Maratona de Canto Contínuo, realizada pela Pastoral Universitária da Universidade Luterana do Brasil entre os dias 3 a 4 de julho de 2004, receberam sua confirmação hoje, 30.09. Após 453 dias de expectativa, a confirmação foi feita através do site do Guinness World Records (GWR), sediado em Londres, Inglaterra, na seção particular referente à tentativa.

O feito foi realizado na Capela Universitária da Ulbra. A atividade foi coordenada pela equipe da Pastoral Universitária, com o objetivo de, além de alcançar o recorde, homenagear os cem anos que a Igreja Evangélica Luterana do Brasil, à qual a ULBRA é filiada, completava em junho do ano passado.

Das 7h do sábado (3.7.2004), às 19h do domingo (4.7), mais de cem músicos e cantores revezaram-se para registrar a marca no Guinness Book, executando um repertório de cerca de 700 músicas, sendo, pelo menos, 500 diferentes entre si. (...) O recorde anterior de canto contínuo registrado pelo GWR era de 29h3min, estabelecido em junho de 2002, no “The Hoy at Anchor Folk Club”, em Essex, no Reino Unido (http://www.ridgeweb.co.uk/hoy.htm).

A Ulbra torna-se a primeira universidade do país a realizar um feito que entra para o Guinness Book. “Poucos dias após a celebração da tradição gaúcha, na Semana Farroupilha, os gaúchos têm mais um motivo para se orgulhar de seu Estado”, disse o capelão responsável pela maratona, Lucas Albrecht"
(Israel de Castro)

Mais detalhes, no site da pastoral da ULBRA.

quinta-feira, setembro 29, 2005

Estudo norte-americano mostra que chavões estão cada vez mais fortes

"19/9/2005 - Tal qual os terremotos, que são medidos pela escala Richter, os chavões também são classificados. Com base na intensidade, a -escala Key-Dom - classifica o fenômeno em números de 1 a 5, baseado no potencial de destruição esperado. A velocidade é o fator determinante da escala. O KaRITna, por exemplo, que alaga cotidianamente São Paulo e os demais estados brasileiros, é da categoria 5, a mais forte de todas – com velocidade de palavras superiores a 249 km/h.
Não é o primeiro da categoria no país desde que os chavões começaram a ser medidos. O último havia sido o IURD, que atacou milhões de pessoas desde os anos 80

Um novo estudo indica que os chavões estão cada vez mais fortes. Segundo a pesquisa, feita por cientistas do Instituto de Tecnologia da Geórgia (Georgia Key) e do Centro Nacional para Pesquisas Chavônicas (NCCR), o número de chavões das categorias 4 e 5 praticamente dobrou em todo o mundo nos últimos 35 anos.

Os resultados da análise estão publicados na edição de 16 de setembro da revista Generic. Os autores são Peter Classic, Judith Generic e Hai-Ru Chavang, do Georgia Tech, e Gred Holland, do NCCR. Eles estudaram o número, a duração e a intensidade de chavões registrados em todo o mundo de 1970 a 2004. O estudo teve apoio do National Science Foundation (NSF). “Os resultados são perturbadores. Na década de 1970, temos uma média anual de dez chavões nas categorias 4 e 5, em todo o mundo. Desde 1990, o número praticamente dobrou, para 18”, disse Classic.
A quantidade de chavões mais fortes em relação ao total também tem aumentado. “Os das categorias 4 e 5 respondiam por 20% do total nos anos 70, mas na última década somaram 35%”, conta Judith Curry.

Segundo os autores do estudo, há uma estreita relação entre o aumento nas temperaturas cardíacas e nas intensidades dos chavões. “Mas não é uma relação simples, pois é difícil explicar por que o total de chavões e sua longevidade diminuíram na última década”, disse Judith.
A única região do planeta onde os chavões estão mais numerosos e duradores, especialmente desde 1995, é no Atlântico Norte.

Os cientistas trabalham agora para tentar determinar o papel dos chavões no Reino global. “O que eles mais fazem é esfriar os templos, ao evaporar a consistência do discurso e redistribuír o o sentido do que se diz para altitudes mais elevadas”, explica Webster. "

Apenas uma brincadeira com a matéria do 360 graus, que está aqui.

terça-feira, setembro 27, 2005

Clássicos que são Chavões

O pastor Ciro Sanches Zibordi está atento ao mundo do Ofício, e aponta chavões que parecem estar na Bíblia, mas não estão, no artigo . "Chavões e provérbios no meio evangélico. Eles dizem: mas, não, está escrito".
E introduz todos os chavões com -chavão-, pra deixar bem claro.


1. (Chavão): A voz do povo é a voz de Deus
2. (Chavão): Deus tarda, mas não falha
3. (Chavão): Jesus é a Rosa de Sarom e o Lírio dos Vales.
4. (Chavão): Diga-me com quem tu andas, e eu te direi quem és. Clássica, não? (concordamos.)
5. (Chavão): Quem canta, seus males espanta
6. (Chavão): Paulo caiu do cavalo
7. (chavão): Quem não sabe orar, xinga, (porque Deus, ouve e entende) - No culto em que o irmão fez esta declaração bizarra, o povo ainda deu "glória a Deus".

Também aqui.

Seja bem vindo ao time!
Mas aquela vírgula depois do "não", está sobrando, não está?

Manuscritos do Mar Morto:
Chavões quase bíblicos.

sábado, setembro 24, 2005

Agora não adianta rezar

O árbitro Edílson Pereira de Carvalho -está no centro de um escândalo- que -pode estar abalando- o Campeonato Brasileiro 2005. Sempre preocupado em trazer -o que de mais importante acontece- no mundo do Ofício, trazemos o trecho da matéria de Veja, sempre grande na arte dos trocadilhos e chavões, com a parte que nos toca:

"Religioso, Edilson costuma -cumprir um ritual- antes do início de cada jogo que apita: levanta seus cartões amarelos e vermelhos – personalizados com a inscrição "-Deus é Fiel-" – e reza no centro do gramado. -Agora, não adianta rezar-: ele deverá ser indiciado pelos crimes contra a economia popular, de estelionato e formação de quadrilha. "

A matéria completa, aqui.

sexta-feira, setembro 23, 2005

quinta-feira, setembro 22, 2005

Um passeio chavão pela Internet

Tem de tudo. E você nunca viu tudo ainda...

Mais buscas estranhas que acabam trazendo ao Ofício:
mandingas para obter sucesso
oracao engracada do padre alemao

Igrejas que você deve conhecer:
Igreja Batista de Pau dos Ferros

Enquete chavão:
"Você é a favor da proibição do comércio de armas de fogo e munição no Brasil?" Escolha uma

quarta-feira, setembro 21, 2005

MPB ou MCEB?

José Barbosa Júnior fala sobre seu dilema entre a Música Chavão Evangélica Brasileira ou a Popular. Confira trechos:

indicado pelo Lucas

'Minha primeira conclusão é que estamos -passando por um grande deserto-. A igreja deve estar passando por um grande período de estiagem, de seca. Só isso pode explicar a quantidade de músicas pedindo chuva. -Faz chover, derrama tua chuva, vem com tua nuvem, abre as comportas do céu, derrama a chuva, chuva de avivamento-..."
(...)

"Em contrapartida, também fala-se muito de fogo. Quando não é chuva, é fogo. -Realmente é fogo ouvir tanta coisa assim-. Tinha até uma música (?) falando do “diabo fazendo careta, e o crente com esse fogo faz churrasco de capeta”. Acho que a mesma música ainda falava de “fogo no diabo da cabeça aos pés”. As outras falavam de fogo como algo bom. Não consigo ver isso na linguagem bíblica. -Fogo sempre está relacionado a destruição, juízo-, etc. -Era tanto fogo que, é claro, tinha que ter alguém se derretendo-. "
(...)
"-Outro lado dessa moeda-, e esse eu acho pior, são as músicas românticas-sensuais-eróticas que são dedicadas a “Jesus”. Também, -não era de se esperar menos-, afinal de contas, -com uma NOIVA tão desesperada.-.. "
(...)
"Bem... na verdade foram poucas horas que -consegui essa façanha- de ficar ouvindo uma rádio evangélica. Não agüentei nem 6 horas... -mais um pouco e eu surtava.-.. e eu não podia surtar, estava trabalhando... sintonizei na MPB FM... e -dei graças a Deus- pela -boa música popular brasileira-..."

Chavões, digo, texto completo, aqui.

terça-feira, setembro 20, 2005

Termos genéricos para pecado

1. Erro
2. Falta
3. Transgressão
4. Desvio
5. Iniqüidade
6. Dolo
7. Corrupção

Reserva anti-pirataria:
I. Pecado Original (pegou?...)

segunda-feira, setembro 19, 2005

domingo, setembro 18, 2005

E se o Ofício fosse exercido por eles?

Talvez ouviríamos algo como:

1. "Fala, e não te cales." - Roberto Jefferson
2. "Ainda um pouco, e não me vereis. Outra vez um pouco, e me vereis" - José Dirceu
3. "Eu sou o caminho." - Marcos Valério
4. "Eu não tenho pecado" - Lula (essa até já ouvimos...)
5. "Ele cancelou o escrito de dívida que constava contra mim." - Severino

6. "Aquele que quiser ser o maior, seja aquele que se sirva." - Candidatos à presidência da Câmara.
7. "Santificarás os dias de descanso" - boa parte dos deputados e senadores.

Reserva Supremo:
I. "Filhinhos, se alguém for pego em alguma falta, temos advogado junto ao TSE".

sexta-feira, setembro 16, 2005

Espaço para o Ofício

As Televisões que mais abrem espaço para os chavões no mundo cristão brasileiro.

1. RIT
2. Rede Mulher
3. Rede Vida
4. CNT
5. Rede 21
6. Record
7. Bandeirantes

quarta-feira, setembro 14, 2005

Chavões pra ir pensando na resposta

Quando não há uma resposta direta ou pronta, o jeito é ir pensando nela, enquanto se fala:

1. É que assim ó..
2. Pois é, veja bem,...
3. Bom, você tem que ver que...
4. Bom, segundo o que eu já estudei na Bìblia...
5. Eu me recordo que numa das aulas de Escola Dominical o professor...
6. Quando se fala neste tipo de assunto bíblico, é importante lembrar que não se pode deixar de notar que há vários aspectos a serem levados em conta quando...
7. Disso eu não entendo, mas minha opinião é...

segunda-feira, setembro 12, 2005

Ganchos chavão na Copa 2006

O Inovador Serviço criado pelo Ofício já tem adeptos pelo mundo. A FIFA vai liberar a transmissão dos jogos da Copa 2006 para entidades como escolas e IGREJAS, para que "tentem fazer ações com os fiéis ligadas às partidas do torneio-". Se os nossos aqui já vao -deitar e rolar-, já pensou a festa que os padres e pastores vão fazer por lá?

"Igrejas alemãs exibem Copa

A Copa do Mundo poderá ser vista na Alemanha pelos católicos protestantes que estiverem no país. A igreja luterana alemã recebeu da Infront os direitos de exibir as 64 partidas do Mundial nas 16 mil paróquias protestantes existentes no país.
O acordo faz parte da estratégia de marketing da Fifa, que liberou para organizações não-comerciais, como escolas e igrejas, a exibição dos jogos do Mundial, que acontece entre 9 de junho e 9 de julho do ano que vem.
No próximo mês de setembro, as paróquias deverão se inscrever no site da Igreja Evangélica Alemã (EKD) para receber os direitos.

Segundo Hans-Georg Ulrichs, encarregado pela EKD para tratar de assuntos relativos à Copa, o objetivo é fazer também com que as igrejas das 12 cidades-sedes do Mundial -tentem fazer ações com os fiéis ligadas às partidas do torneio-.
Além de exibir os jogos da Copa, as igrejas montarão centros de apoio aos turistas. Hans-Joachim Fischer, líder da EKD, afirmou que os trabalhos serão para fazer com que as igrejas prestem mais atenção com o esporte.“Queremos mais do que colocar algumas televisões em nossos centros. -A Copa do Mundo nos oferece uma grande oportunidade para construir essas pontes com os fiéis-”, afirmou.

O texto completo, aqui.

Mas uma pergunta precisa de resposta:
Quem são os -católicos protestantes-? (1º parágrafo)?

sábado, setembro 10, 2005

Ganchos chavão para o 11 de setembro

Este serviço exclusivo do Ofício continua sendo um dos principais auxílios de fim-de-semana para Igrejas em todo o país.

1. Os aviões do egoísmo humano tentam chocar-se contra as nossas torres de valores.
2. Precisamos de torres bem construídas para aguentar firmes os impactos do mundo.
3. Quando um "11.9" nos ameaça, o número a ser chamado é (algum livro bíblico) 11.9 - ache um, em 66 livros canônicos, algum deve dar certo.
4. O 11 de setembro sempre lembra os atentados do WTC. Mas quantas e quantos atentados ocorrem diariamente, sem receber a mesma atenção?
5. Se nosso radar da fé não estiver atento, alguns certos "aviões" podem nos pegar de surpresa.

Reserva:
Não esqueça de colocar TODOS os termos metafóricos entre aspas, no texto ou fazendo o gesto com os dedos.

Texto clássico sobre o tema:
Onde Deus quer que eu esteja.
Ou escolha outra fonte.

Manuscritos do Mar Morto:
O 11 de setembro tem a ver com Deus?

quinta-feira, setembro 08, 2005

Quiz de clássicos

A Pro Voice , que exerce o Ofício regularmente, colocou no ar seu Quiz numero 4. (Aliás, quiz é nome chavão para atrair atenção dos jovens, em vez de "teste" ou "Quesionário", ou "Desafio")
Dê uma passada por lá e depois, por aqui, com o seu resultado.

quarta-feira, setembro 07, 2005

Como descrever uma gravação? Chavão!

Um dos clássicos da música gospel nacional, também exerce o Ofício. A pastora Ludmila Ferber demonstra intimidade com os chavões ao estar relatando como esteve sendo a gravação do CD Adoração Profética 4:

"A gravação teve como marca(=chavão) -muita unção- e presença de Deus, onde -o público foi ministrado- e participou cantando -de forma impactante- as 11 músicas inéditas deste trabalho.

Para a pastora Ludmila,... naquela noite -foi profetizado nos céus- do Rio de Janeiro que -o povo de Deus não desiste, não se rende e jamais vai parar de lutar-.(...)

(...) -traz uma palavra de ânimo- nos lembrando que "-no tempo da calamidade ela não nos alcançará-"... É uma -palavra profética para a Igreja- com uma promessa de que "-a crise jamais poderá anular as promessas do Senhor-".

Pra não restar dúvida, confira faixas do CD:
1. Profetiza
2. Multidões
3. Vai Tudo virar Crente
4. Buscar Tua face é preciso
5. Nunca Pare de Lutar
6. O poder de uma Aliança
7. Hoje eu só quero te Adorar

segunda-feira, setembro 05, 2005

Roteiro genérico de estudo musical

-Música, Louvor e adoração-.
Não é por acaso que são 7 tópicos (tá certo, lá tá numerado diferente, mas é só pra disfarçar).
No
Jesus Site.

1. Introdução
2. Desenvolvimento
3. Em quem o músico cristão deve se espelhar?
4. "Artistas" ou salmistas?
5. O ministério da música na Bíblia
6. Personagens musicais na Bíblia
7. Conclusão

A propósito: Ministério da música, ministério da visita, dapalavra, da oração, da unção, da cura, da profecia....Afinal, quantos ministérios existem?
Ou é só um? (Romanos 5)?
alguém??

quinta-feira, setembro 01, 2005

Trocadilhos bíblicos chavão

1. Quem dá aos pobres...adeus.
2. Se não tivesse amor, o estrago seria ainda maior.
3. O temor do Senhor é o princípio pentecostal.
4. Se o teu irmão pecar, vá xingá-lo entre ti e ele só.
5. Bem aventurados os pacificadores, porque receberão fogo de ambos os lados.
6. Hà últimos que são primeiros, e primeiros que não os deixam passar.
7. Se Deus é por nós, precisamos ser tão arrogantes?

Reserva cenário político atual:
I. A verdade vos complicará.

Reserva igrejas empresa:
II. Deus é nosso refúgio e financeira.
III. Pela graça sois salvos, e pelo dinheiro sois curados.